sábado, 17 de julho de 2010

Substância essencial está se esgotando

Falta de fosfato pode ameaçar agricultura

O mundo presencia uma crise energética, com o fornecimento de petróleo caindo a qualquer momento a partir de 2015. Mas há outra crise no horizonte, com consequências potencialmente devastadoras para a rede mundial de alimentos.
O fósforo é um nutriente essencial para o crescimento das plantas, junto com nitrogênio e potássio. É um componente-chave do DNA e desempenha papel essecial no metabolismo energético das plantas.
A produção de fosfato deverá começar a declinar em torno de 2030, e a população global deverá ser de 9.1 bilhões de pessoas em 2050. E, diferentemente do petróleo, onde há opções de energia renovável para o petróleo, não há substituto para o fósforo. de acordo com a US Geological Survey.
A importação de rocha de fosfato torna-se mais cara para muitos países e a produção pode um dia cessar, mas há uma solução disponível, segundo o professor Brian Chambers, um importante cientista britânico do solo.
Chambers pede aos governos que respondam à ameaça do colapso do fosfato recuperando nutrientes de lixo doméstico e municipal, e de excrementos humanos e de gado.
A Europa Ocidental importa todo o seu fosfato para uso na agricultura, mas o professor Chambers acredita que mais de 50% das necessidades britânicas poderiam ser supridas por fontes orgânicas. "As pessoas falam em dependência do petróleo, mas temos a mesma dependência dos fertilizantes de fosfato", diz ele, de acordo com o Business Green.

Nenhum comentário:

Postar um comentário